/ Estudo

Universo - Atividade

O UNIVERSO: BAILADO DAS ESTRELAS NO ESPAÇO

[...] E Dona Benta contou a Geografia.

– Era uma vez uma grande bola – começou ela – mas ninguém sabia que essa grande bola fosse bola. Todos julgavam que fosse uma coisa chata. Essa grande bola é nossa Terra, ou o planeta em que moramos. Quando nas noites límpidas a gente olha para o céu, vê lá uma infinidade de estelinhas. Cada uma é também uma bola, ou um mundo. E tudo isso junto se chama Universo, e, portanto, o universo se compõe de milhões e milhões de bolas, ou astros, ou mundos girando uns em torno dos outros.

– Por que é que giram em torno dos outros? – perguntou Narizinho.

Dona Benta riu-se.

– Essa pergunta me fez lembrar uma de Pedrinho quando era pequeno. Pôs-se a olhar com muita atenção para a vaca amarela, que estava pastando perto de um burro, já falecido, de nome Urucungo. De repente perguntou: “Vovó, por que é que os chifres da vaca não nasceram na cabeça do Urucungo?”. Não pude responder, do mesmo modo que não posso responder à sua pergunta, Narizinho. Os astros giram porque giram...

O que sei é que giram em redor uns dos outros e sempre do mesmo modo. Um sábio inglês, de nome Isaac Newton, de tanto prestar atenção a esse mesmo modo, descobriu como ele era. E como os sábios chamam lei a esse mesmo modo das coisas se fazerem, Newton batizou de Lei da Gravitação o tal mesmo modo dos astros girarem uns em torno dos outros. (Gravitar é o mesmo que girar, e gravitação é o mesmo que giramento).

[...]

Fonte: LOBATO, Monteiro. Geografia de Dona Benta. Ed. Comentada. São Paulo: Globo, 2013. p. 12-13.

a) Fundamentado-se na leitura do material e na leitura do texto anterior, explique a Lei da Gravitação Universal de Newton.

b) No texto proposto, o autor explica de maneira simples e superficial a composição do universo. Para entendermos o surgimento da Terra precisamos compreender o contexto desse surgimento com a criação do universo. Dessa forma, propomos que você estabeleça um paralelo entre as teorias de criação do universo que você conhece (religião X ciência), construa um quadro e coloque todas as semelhanças e diferenças entre as teorias escolhidas. Explique como seria a aplicação dessas informações em sala de aula.

Relevo - Atividade

  1. A partir das possibilidades apresentadas no material para serem trabalhadas em sala de aula, crie/construa uma proposta de atividade para trabalhar a representação das formas de relevo.
  2. Analise os mapas de relevo e clima (a seguir) e explique, com suas palavras, como podemos relacionar os dois mapas. Como o relevo e o clima interagem? Clique nos links abaixo e identifique os mapas do relevo e do clima para realizar a atividade proposta.
Fonte: Adaptado de: Fonte: <http://www.geografiaparatodos.com.br/img/mapas/BRASIL%20-%20RELEVO.gif>; <http://turismorio.files.wordpress.com/2011/06/tiposdeclima.gif>;
Acesso em: 29 ago. 2014.

Clima - Atividade

Elabore um plano de aula com tema, conteúdos, objetivos, metodologia, avaliação utilizando o filme Wall-e, proposto no material, como recurso didático para a aplicação em sala de aula.

Cartografia - Atividade

O homem (sujeito social) sempre tentou compreender e representar o espaço vivido, como forma de socializar informações entre gerações e povos diferentes. Por isso, a cartografia é um dos caminhos encontrados mediante a “evolução técnica” para a representação dos diferentes espaços habitados. Logo, todos os povos do planeta fazem esse “exercício” de representação espacial, embora as culturas apresentem normas e costumes distintos. Hoje o mundo é um só e existe uma aproximação muito grande entre os povos, devido ao avanço tecnológico. A charge mostra justamente uma aproximação e consequente mistura entre as culturas do mundo. Diante do exposto, explique como podemos trabalhar a miscigenação cultural do mundo a partir da cartografia?